O que é a Miopia?

Ter miopia ou ser míope significa que não se consegue ver com nitidez os objetos que surgem ao longe. Usar óculos com lentes graduadas irá ajudar a compensar a sua insuficiência visual.

A miopia é um erro de refração, ou seja, o olho não consegue focar os raios de luz.

Normalmente, os raios espalham-se uniformemente sobre uma pequena área da retina para produzir uma imagem nítida. Se sofrer de miopia, os raios de luz só se concentram à frente da retina, desfocando o que vê ao longe.

Dificuldade em ver nitidamente imagens ou palavras num quadro branco, num ecrã de cinema ou na televisão, as matrículas dos carros e os sinais de trânsito, são sinais que pode estar a sofrer desta condição ocular.

As crianças que têm miopia podem ter tendência a sentarem-se à frente na sala de aula, e em casa tendem a porem-se muito perto da televisão.

A miopia pode também apresentar outro tipo de sintomas:

  • Dores de cabeça;
  • Cansaço nos olhos;
  • Alteração binocular dos movimentos do olho – franzir os olhos.

A miopia é tratável com óculos com lentes graduadas para corrigir a má visão ao longe. Para reorientar a luz corretamente na retina, as lentes dos seus óculos serão mais espessas na extremidade do que no meio.

O seu especialista irá prescrever-lhe as lentes adequadas para compensar a sua miopia, uma vez que os óculos são a opção mais simples e segura para fazê-lo.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também