As linhas que “fogem” do texto

Algumas pessoas têm dificuldades de acompanhar o texto numa página ou num ecrã. As causas possíveis deste problema de acompanhamento estão relacionadas com a hipermetropia ou presbiopia.

Focar
Se a visão não estiver a funcionar bem, esta tende a ficar desfocada. A isto também se chama disfunção acomodativa. Quando acontece, a concentração necessária para focar as letras pode ser cansativa, especialmente para as crianças. No entanto, o problema pode ser tratado com lentes graduadas.

Visão periférica
Algumas pessoas têm um campo de visão limitado, por isso podem não conseguir processar uma palavra, uma expressão ou uma frase na totalidade. Lentes graduadas podem ampliar o campo de visão.

Trabalho combinado dos olhos
Os músculos à volta dos olhos ajudam-os a mexerem-se de forma paralela. Se não estiverem devidamente coordenados, uma pessoa pode sentir a visão turva e ter dificuldade em seguir o texto.

O olho preguiçoso sob a forma de ambliopia ou estrabismo pode ser consequência de problemas ao nível da coordenação ocular, ambos os problemas afetam, principalmente, as crianças.

Mas as pessoas com estrabismo permanente, em que um olho está sempre a olhar para outro lado, não costumam ter dificuldade em ler, uma vez que usam o melhor olho para processar o texto.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também