O barato pode sair caro

Variedade de modelos, preços atraentes e o que pode parecer ser uma boa opção de compra, é na verdade um risco sério para a saúde ocular.

No caso de óculos de ver, as lentes podem não corresponder à receita adequada, o que faz com que a vista seja forçada e a imagem chegue ao cérebro de maneira incorreta. Em casos mais avançados, as consequências são ainda piores: a capacidade visual pode ser prejudicada de forma irreversível.

De acordo com especialistas, os danos causados pelo uso de óculos com lentes falsificadas não são sentidos instantaneamente e o uso destes pode causar lesões na conjuntiva e dar azo ao desenvolvimento de tumores e cataratas.

Nos óculos de sol o maior problema é a ausência de proteção contra os raios UV. Uma vez que não há proteção contra os raios ultravioletas, a absorção da radiação solar aumenta e os olhos ficam totalmente desprotegidos, podendo gerar lesões na pálpebra, inflamações na córnea e desconforto ocular. A longo prazo, os danos podem ser ainda maiores, causando por exemplo, degeneração macular.

Na escolha de óculos, sejam escuros ou de ver, o mais importante é ficar atento à qualidade e à origem das lentes. O valor mais barato no momento traz vários riscos e não vale a pena quando o assunto é a saúde.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também