Má visão durante a noite

A Nictalopia é um problema de saúde que afeta a capacidade de ver à noite. Pode ser sinal de um desequilíbrio alimentar, de um problema ocular ou de uma doença crónica.

Os sintomas incluem: má visão com pouca luz, dificuldade em ver quando conduz à noite e tempo de reação lento entre condições de muita e pouca luminosidade. Conduzir à noite pode ser um desafio especial, devido à presença intermitente de faróis e postes de luz na estrada.

Além do próprio problema em si, a cegueira noturna pode trazer mais consequências na saúde ocular.

Cataratas
Quem tem cataratas, irá notar que os faróis dos carros que se aproximam brilham mais, devido ao aumento da sensibilidade à luz.

Astigmatismo
Com astigmatismo, quando a luminosidade diminui, as pupilas dilatam-se, com o objetivo de deixar entrar mais luz, desfocando mais do que desfocaria durante o dia.

Retinite Pigmentosa
Trata-se de um conjunto de perturbações hereditárias da visão que conduzem à degeneração progressiva da retina. A deterioração da visão noturna é, muitas vezes, o primeiro sintoma. Com o tempo, a visão periférica tende a diminuindo.

Diabetes
A cegueira noturna pode ser um dos primeiros sintomas da diabetes. Excesso de açúcar no sangue é prejudicial para os vasos sanguíneos e os nervos do olho. Como resultado disso, a adaptação à luz passa a ser mais lenta, como quando entramos em casa, vindos da luz do exterior.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também