Como combater as alergias oculares

É a época das chuvas de Abril e das flores de Maio. E, para muitos, é o regresso das alergias sazonais e dos olhos vermelhos com ardor e comichão.

Os sintomas de alergias oculares podem aparecer a qualquer altura do ano. Isto depende do local onde se encontra e do tipo de alergia: sazonais, que são uma praga durante metade do ano, e alergias perenes, as que nos acompanham todo o ano.

Uma alergia nos olhos pode ser provocada por muitos elementos externos. As alergias sazonais aparecem por causa dos alergénios transportados pelo ar no exterior, tais como pólen, tasneira ou erva.

Enquanto as alergias perenes têm diferentes causadores, desde o pelo dos animais de estimação até aos ácaros.

Nos casos sazonais, tente evitar actividades ao ar livre em dias de vento na Primavera e no Verão. Um aguaceiro de Primavera pode fazer maravilhas com o pólen, por isso reserve os seus trabalhos de jardinagem para um dia a seguir à chuva.

Pode também considerar deixar os seus sapatos lá fora, para não trazer o pólen para dentro de casa.

Estender os lençóis e as fronhas ao ar livre pode não ser a melhor ideia em épocas de crise, caso contrário, corre o risco de uma noite de espirros e olhos lacrimejantes pois estará a dormir sobre material contaminado.

Lavar a cara e salpicar água para os olhos pode ajudar a retirar os pólenes e outras potenciais substâncias irritantes. Primeiro limpe as suas mãos com sabonete e depois lave o rosto só com água.

Se sentir comichão nos olhos ou outros sintomas de alergia, é boa altura para consultar o seu médico para obter um diagnóstico profissional.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também