O que é a Presbiopia e como se caracteriza?

presbiopia ou “vista cansada” é uma condição natural associada ao envelhecimento, em que o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos.

Com visão normal a imagem deve formar-se na retina, por sua vez, no olho com presbiopia a imagem forma-se atrás da retina, provocando problemas de visão ao perto. Esta anomalia é um tipo de erro refrativo.

Agora que já sabe o que é presbiopia, vejamos de seguida a origem da palavra e as suas causas, para vermos mais tarde como corrigir este erro refrativo.

Em vez de uma insuficiência visual, a presbiopia é um endurecimento do cristalino do olho ao longo do tempo.

À medida que o cristalino se torna menos elástico, a capacidade de focar objetos ao perto diminui. Este problema atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos e, tende a estabilizar depois dos 60.

Se sofrer de presbiopia vai aperceber-se, uma vez que a capacidade de ver objetos ao perto diminui cada vez mais.

Podem ser precisos óculos com lentes de leitura, lentes bifocais, lentes progressivas ou implantes oculares para tratar a presbiopia.

Uma conversa com o seu especialista irá ajudá-lo a encontrar a lente correta para si, adequada ao seu estilo de vida e necessidade visual. Isso pode corresponder a simples lentes de leitura ou lentes progressivas para uma melhor solução.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também