7 razões desconhecidas para ter olhos cansados

Quantas vezes já se olhou ao espelho e viu que tinha os olhos cansados, mesmo depois de dormir?

Apesar de ser verdade que o sono é crucial para o descanso ocular, existem outras condicionantes que podem fazer com que os seus olhos pareçam cansados.

  1. Desidratação e alimentos com alto teor de sal: beber pouca água ou comer alimentos muito salgados aumenta a retenção de líquidos. Os tecidos à volta dos olhos são uma das partes do corpo que acumula esses líquidos.
  2. Genética: a concentração de Melanina, a estrutura óssea ou a fragilidade da pele podem afetar o aspeto dos olhos.
  3. Posição durante a noite: dormir com a cabeça ligeiramente elevada ajuda o fluido corporal a ter melhor circulação durante a noite, evitando que este se acumule ao redor dos olhos.
  4. Esforçar demasiado os olhos: especialmente pelo tempo que atualmente se passa em frente de ecrãs como a televisão e ao telemóvel ou esforço causado pela leitura, deixam os seus olhos avermelhados e abatidos.
  5. Idade: com o tempo, a pele perde elasticidade e diminui a resistência dos septos fibrosos, permitindo o avanço da gordura circundante, deixando os olhos enrugados e mais proeminentes.
  6. Agressões exteriores: cremes, poluição do ar, maquilhagem e o fumo do tabaco causam impacto negativo nos olhos.
  7. Alergias: os olhos ficam mais sensíveis e a tendência é esfregá-los ou arranhá-los, piorando a irritação ocular.

Assim,  a falta de sono é um fator determinante para o aspeto dos seus olhos, porém também é necessário ter em conta os fatores a cima apresentados.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também