Óculos escuros, que importância têm e qual a sua proteção ?

Usar óculos escuros é imprescindível, mas estes têm que ter proteção ultravioleta (UVA e UBV). O facto da lente ser mais ou menos escura não tem relação alguma com a sua capacidade de proteger dos raios solares. Aliás, alguns óculos graduados transparentes, polarizados, coloridos, e até lentes de contacto podem ter proteção UV (que deve ser complementada pelo uso de óculos de sol). Conclusão: Não compre o par mais barato da loja de rua pois o mais certo é que estes não tenham qualquer certificação. E o sol pode mesmo prejudicar a sua visão ao longo da vida!

Segundo recomendações médicas, é imprescindível o uso de óculos escuros com 99-100% de proteção UVA e UVB e assim evitar lesões nas pálpebras, cataratas (opacidade da lente transparente dentro do olho e que pode precisar de correção cirúrgica); pequenas proliferações do tecido que reveste o olho e que também pode implicar correção cirúrgica, além de degeneração macular, uma alteração da retina que implica perda visual gradual, progressiva e irreversível.

Use óculos de sol com certificado de proteção contra raios UV e faça visitas regulares a um optometrista ou ao seu oftalmologista. Assim, basta adotar procedimentos simples e estar atento para que evite problemas de visão causados pela exposição aos raios UV.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também

Mais populares

Últimas