Tensão muscular e nervo ótico: há relação?

Os olhos estão entre os órgãos mais utilizados e stressados do corpo e, muitas vezes, eles são constantemente esforçados pelo uso excessivo de computadores e outros dispositivos digitais. Acumulam muita tensão muscular.

A tensão no pescoço e nos ombros pode causar dores nos olhos, uma vez que os músculos tensos podem pressionar os nervos óticos na parte de trás do seu pescoço.

Aqui estão alguns fatores que podem causar dor no pescoço ou nos ombros:

  • Equipamentos digitais – O uso de equipamentos digitais aumentou. Quando olha para um ecrã os seus olhos têm de trabalhar arduamente por causa do brilho do mesmo. O número de vezes que pestaneja os olhos pode diminuir para metade o que significa que está a semicerrar os olhos quando olha para o ecrã.
  • Postura – A sua postura é importante e pode ser afetada diariamente quando trabalha numa secretária ou através de atividades extenuantes. Alterações na sua postura podem afetar a tensão que coloca nos músculos das suas costas, que pode causar dores de cabeça, entre outras.
  • Visão não corrigida – condições oculares não diagnosticadas, como por exemplo hipermetropia ou presbiopia podem fazê-lo semicerrar os olhos e causar tensão nos mesmos quando tenta focar. A sua postura pode ser afetada quando se tenta mover mais perto ou mais longe dos objetos para ver melhor.

A tensão muscular na parte superior das costas, pescoço e ombros pode causar dores de cabeça ou problemas com a sua visão, uma vez que o fluxo de sangue para os olhos é menor.

Os principais sintomas de tensão no nervo ótico são dores latejantes em redor das têmporas, visão turva, enxaquecas e náuseas, ou mesmo, vómitos.

Existem algumas técnicas e exercícios que ajudam a fortalecer os músculos oculares e a relaxar o nervo ótico. A prática desses exercícios regularmente também ajuda a evitar dores de cabeça, olho seco e outros problemas oculares.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também