Há quem diga que os olhos são o espelho da alma. A verdade é que os nossos olhos dizem muito de como nos sentimos, como estamos e até de possíveis patologias que possam existir. E as olheiras ?
A maior parte das pessoas tem: mais ou menos escuras, maiores ou menores.
As olheiras são tão importantes esteticamente que existem mil e um truques para as reduzir ou mesmo para as eliminar totalmente.
A falta de sono é apontada como a principal razão do aparecimento de olheiras, mas existem outros fatores como hereditariedade, o stress e até outros problemas mais graves de saúde.
Pode ser um sintoma de que a tiróide está a produzir hormonas que atacam os músculos e os tecidos dentro da órbita ocular.
A falta de nutrientes no corpo pode contribuir para a descoloração da área abaixo do olho, ou seja, a falta de minerais de ferro pode causar olheiras.
A deficiência de ferro é o tipo mais comum de anemia e esta condição é um sinal de que não está a chegar oxigénio suficiente nos tecidos do corpo.
Outra causa comum das olheiras é a intolerância alimentar, especialmente ao trigo, intolerância ao glúten, ou ao leite, a intolerância à lactose.
Não se esqueça de fazer todos os exames de diagnóstico regularmente, caso ache que as suas olheiras podem ser o algo mais do que apenas cansaço do dia-a-dia.