Os mais recentes relatórios médicos revelaram que o contacto com a lágrima e a superfície externa do olho pode ser uma via de contágio de COVID-19.
Siga os nossos conselhos e proteja-se melhor durante a epidemia de COVID-19.
Evitar esfregar os olhos
Sabemos que este é um hábito natural mas deve ser contrariado. Deve ter consciência que ao evitá-lo estamos a proteger a córnea e a diminuir o risco de infeção.
- Se sentir vontade de esfregar ou mexer nos olhos, ou de ajustar os óculos, use um lenço de papel em vez dos dedos.
- No caso de possuir os olhos secos, use as suas gotas hidratantes.
Se usa lentes de contacto, prefira óculos durante este período
- Os utilizadores de lentes de contacto mexem nos olhos mais vezes do que as outras pessoas, aumentando a probabilidade de contágio.
- Optar por substituir as lentes pelos óculos pode reduzir a irritação que leva a mexer nos olhos e, também, obrigar a pensar e parar antes de tocar nos olhos.
- Caso decida manter as lentes de contacto, é fundamental seguir as normas de higiene minuciosamente para minimizar o risco de infeção.
Os óculos oferecem um nível adicional de proteção
Os óculos de correção ou os óculos de sol protegem os olhos de gotículas respiratórias infetadas. No entanto, não oferecem uma segurança de 100%. Os vírus ainda podem atingir a superfície dos olhos através das regiões expostas, laterais, superior e inferior.
- Se estiver a prestar cuidados a um doente ou a uma pessoa suspeita de infeção, opte pela utilização de óculos de proteção uma vez que oferecem uma defesa mais eficaz.
Tenha consigo os colírios oftálmicos que lhe foram prescritos
Se usa colírios por prescrição médica, assegure-se que tem medicação de reserva para 2-3 meses. Isto é sobretudo importante no caso dos doentes com glaucoma.
No caso de não ter consigo colírios em reserva e precisar de uma prescrição, contacte o seu oftalmologista ou médico de família para que este lhe envie a prescrição para os poder adquirir.
- Tenha os seus colírios sempre consigo.
- Aplique os seus colírios de acordo com as recomendações do seu oftalmologista.
Cuidados especiais ao aplicar colírios
Se tem de aplicar colírios, a si ou a uma pessoa a quem presta cuidados, tenha em atenção:
- A higiene das mãos, antes e depois da aplicação.
- As mãos devem ser lavadas com água e sabão durante pelo menos 20 segundos.
É importante também armazenar os colírios num local limpo e de acordo com as instruções de conservação indicadas no folheto informativo.
Estes conselhos sobre COVID-19 foram baseados nas recomendações da American Academy of Ophtalmology.