Cansaço Visual. O que é e como o combater ?

Demasiado tempo à frente de um ecrã pode desgastar os músculos oculares, mas a visão cansada também pode ser consequência de problemas oculares já existentes. A isto se chama, cansaço visual

A fadiga visual ou cansaço visual, muitas vezes ocorre depois de longos períodos a ler ou a olhar para ecrãs digitais. Certo tipo de iluminação também podem provocar cansaço visual, como as luzes LED.

Os sintomas da fadiga visual incluem: dores de cabeça, olhos vermelhos, irritados ou secos e dores no pescoço ou nas costas.

Se a fadiga ocular for o resultado de muito tempo passado à frente de um ecrã, fazer pausas regulares ajudará a descansar a visão, assim como desviar o olhar do monitor de 20 em 20 minutos, de forma a relaxar os músculos oculares. Além disso, pestanejar bastante ajuda a prevenir a secura ocular.

Alguns estudos mostram-nos que cerca de 30% dos adultos usam mais de nove horas por dia um dispositivo digital, como o computador. E mais de 30% dos pais dizem que estão muito preocupados com o impacto dos dispositivos digitais nos olhos das crianças, permitindo, no entanto, que os seus filhos permaneçam mais de três horas por dia em frente a um ecrã. Na verdade, mais de 15% dos pais, não limitam o tempo que os seus filhos passam em frente ao computador.

A crescente proliferação da Internet e das redes sociais, estão também a fazer com que muitas pessoas fiquem cada vez mais tempo em frente ao computador ou smartphone.

Algumas dicas para combater o cansaço da vista:

  • Faça um exame oftalmológico abrangente;
  • Utilize iluminação adequada;
  • Minimize o brilho;
  • Afaste o seu monitor;
  • Exercite os seus olhos;
  • Faça pausas frequentes;
  • Use óculos em frente ao computador.

Na maioria dos casos, quando a fadiga visual advém de uma doença ocular, pode ser tratada com óculos ou lentes de contacto.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também