Televisão muito perto faz mal aos olhos? Verdades e mitos

Ver televisão muito perto do ecrã faz mal. Verdade ou mito ?

Quem nunca ouviu dos pais, ou dos avós, a frase: “Afasta-te da televisão que faz mal aos olhos”?

E quem é que não a repete, hoje em dia, aos filhos?

Nas primeiras décadas depois de surgirem os televisores, estes aparelhos emitiam muita radiação que poderia danificar os olhos a longo prazo. Por isso, era sensato haver um afastamento da televisão para não receber essa radiação prejudicial. Esse receio sobreviveu até aos dias de hoje. No entanto, desde meados do século passado que os televisores foram adaptados para não emitir essa radiação. Assim, esse perigo deixou de ser real. Hoje, não há nenhuma indicação que os televisores danifiquem os olhos dos adultos ou das crianças.

MITO

Ver televisão muito perto do ecrã faz mal aos olhos, é, atualmente, um mito popular.

VERDADE

A crença é antiga e, nos primórdios da televisão, até fazia sentido, já que os primeiros aparelhos emitiam grandes quantidades de radiação.

Mas, a partir da década de 70, estes aparelhos tornaram-se muito mais seguros, emitindo, num ano inteiro, menos de um décimo da radiação a que se está sujeito durante um Raio-X ao tórax, por exemplo.

É verdade, no entanto, que ficar com os olhos fixos num ecrã diminui a frequência dos pestanejos, que servem para lubrificar o olho, o que resulta em olhos secos, comichão e vermelhidão.

Daí que a recomendação dos oftalmologistas seja a de manter uma distância ao ecrã de cerca de dois metros, numa sala bem iluminada.

Estes também aconselham a fazer algumas pausas para pestanejar, com o intuito de diminuir o cansaço visual.

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também